27/05/2014



8 Dicas para Parar de Fumar sem Ganhar Peso

Dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial contra o Tabaco, substância que tão mal faz à saúde. São inúmeros e inquestionáveis os benefícios atribuídos ao ato de parar de fumar, mas para algumas pessoas, o ganho de peso, que pode acontecer ao se dar um fim a esse hábito, pode se tornar mais um complicador e atrapalhar a motivação para ser bem-sucedido nessa tarefa.

 foto-reprodução
 
Quando uma mudança de comportamento como essa acontece, é importante ter alguns cuidados, especialmente com os hábitos alimentares, para assim evitar que os quilinhos a mais fiquem bem longe. Roberta Stella, nutricionista-chefe do Dieta e Saúde, separou oito dicas para quem não quer que o ganho de peso atrapalhe a vontade de parar de fumar. Confira abaixo:
 
1.    O fumo eleva o gasto energético das pessoas, mas não de uma maneira importante que justifique um ganho expressivo de peso. Ao parar de fumar, é importante controlar semanalmente o peso. Quando perceber que os quilos estão aumentando, é necessário adotar uma alimentação saudável para reverter esse quadro.
 
2.    Ansiedade e estresse são dois fatores emocionais que justificam fumar e, após abandonar o vício, eles são canalizados para o prazer imediato que os alimentos proporcionam. Comer compulsivamente não irá solucionar problemas. Ao perceber que está usando o alimento como fuga, analise o que te deixa ansioso e estressado e busque alternativas para combater essa causa.
 
3.    Evite substituir o hábito de fumar por ficar beliscando alimentos a todo momento. Não deixe balas, salgadinhos, chocolates ou biscoitos por perto. Estipule horários para realizar de 5 a 6 refeições por dia e cumpra-os.
 
4.    Evite bebidas alcoólicas. Elas podem estimular o abandono do objetivo de parar de fumar, pois o consumo delas normalmente se associa ao cigarro.
 
5.    Consuma alimentos que são fonte de antioxidantes como as frutas e os legumes. Eles combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular.
 
6.    Evite consumir alimentos ricos em óleos como frituras, gratinados, molhos, tortas, manteiga e dê preferência aos alimentos grelhados. Use azeite ou creme vegetal light.
 
7.    Tenha sempre algum alimento com baixa quantidade calórica disponível para quando bater aquela fome no meio das refeições, como, por exemplo, barrinhas de cereais, frutas e iogurtes desnatados.
 
8.    Aumente o nível de atividade física. Quanto mais ativo for, mais energia irá queimar, evitando que haja um ganho de peso. Praticar atividades físicas também ajudam a controlar a ansiedade e o estresse. Aposte nisso! 

*Release



3 comentários:

Lucy Viana disse...

Eita que é dificil viu meninas... eu cheguei parar 3 anos e voltei, agora preciso voltar a academia, comprar alguns nutricosmeticos porque os estragos do cigarro... são anos da aparência!

beijos

Margareth Gervason disse...

Boas dicas.
Ótima quarta-feira para vc!
Beijos Coloridos!♥♥♥

Classe Cappuccino disse...

Parecem-me excelentes dicas

Sónia
Taras e Manias

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Woman Chic © 2012 por Glamourando