01/09/2014



Livro: A Festa da Insignificância, Milan Kundera

Fazia tempo que não lia Milan Kundera e olha que ele é um dos meus escritores prediletos, daí  ganhei a Festa da Insignificância  e pá pum (li em uma sentada) uma leitura leve, mas reflexiva. O livro fala da banalidade,  futilidade do mundo, a falta de sentido da vida humana, assim, os temas retratados  podem serem vistos como uma metáfora da vida.

"somente das alturas do infinito bom humor é que você pode observar abaixo de si a eterna  tolice  dos homens  e rir dela ."

"Narciso: preste atenção no sentido exato desta palavra. Um Narciso não é orgulhoso, o orgulhoso despreza os outros, os subestima. O Narciso os superestima, porque observa nos olhos de cada um sua própria imagem e quer  embelezá-la . Cuida, assim, gentilmente de todos os seus espelhos."

" A insignificância, meu amigo, é a essência da existência. Ela está conosco em toda parte e sempre. Ela está presente mesmo ali onde ninguém consegue vê-la: nos horrores, nas lutas sangrentas, nas piores desgraças. Isso exige muitas vezes coragem para reconhecê-la em condições tão dramáticas e para chamá-la pelo nome. Mas não se trata apenas de reconhecê-la, é preciso amar a insignificância, é preciso aprender a amá-la.”

"O tempo corre. Graças a ele, em primeiro lugar estamos vivos, o que quer dizer: acusados e julgados. Depois, morremos, e continuamos ainda alguns anos com aqueles que nos conhecem, mas não demora a ocorrer outra mudança: os mortos se tornam velhos mortos, ninguém se lembra mais deles e eles desaparecem no nada."


Fica a dica para quem curte uma leitura com um viés  existencialista. 



4 comentários:

Gih Gavazzi disse...

Nunca li um livro dele, mas pelos trechos que tu escreveu aqui eu gostei bastante!
O livro é fininho? parece.. vou procurar!!
Kisses

Betty Gaeta disse...

Já li vários livros do Kundera e adoro. ainda não tinha ouvido falar neste. gostei da dica.
Bjs

Lucy Viana disse...

Vou comprar!! Quero muito ler!
Belezura de dica!!

Beijão Bruninha

Lala Ismerim disse...

A capa é linda e o livro parece ser bem legal.
Beijo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Woman Chic © 2012 por Glamourando