29/11/2014



Renner e a exploração do Trabalho Escravo

Volta e meia vem a tona o envolvimento de algumas empresas do setor têxtil com a exploração do trabalho escravo: Zara, Le lis Blanc... e a agora a Renner. (Até tu brutus?) A verdade que nós,  na nossa ânsia consumista entramos nas lojas olhamos a peça, o preço (quanto mais baixo melhor), e compramos. E  como não vem especificado sobre as condições da mão de obra utilizada, vamos embora com a "consciência tranquila". E aí, que quando deparamos como notícia que aquela loja que somos assídua está envolvida com a exploração do trabalho escravo, ficamos chocada.

Para quem não está a par da notícia, no site da Carta Capital tem um reportagem explicando tudo:
Segundo a reportagem: "A Renner será multada em até 2 milhões de reais pelo ministério por infração administrativa. Outra multa por dano moral coletivo será estabelecida pelo Ministério Público do Trabalho. Os trabalhadores receberão três meses de seguro desemprego.
O boliviano M. S. produzia 26 vestimentas da Renner por hora. Em 2013, um cronômetro ao lado da máquina de costura controlava o ritmo de produção. Se a meta não fosse atingida, o valor era descontado do salário de 1,082 mil reais. Também eram abatidos valores de emissão de documentos, multas por não cumprimento de tarefas como lavar banheiros, pagamentos de creche e custos por materiais de trabalho quebrados. Alguns trabalhadores ficavam com saldos negativos, o que configura servidão por dívida."
_________________________________________________________________________________
Infelizmente este tipo de notícia é cada vez mais comum, só para lembrar para as pessoas que gostam de comprar no Aliexpress, com seus preços tentadores.  Uma moradora do DF recebeu sua encomenda  e junto um bilhete  pedindo ajuda: "Sou escravo, ajude-me ."


Enquanto consumidores  ficamos de mãos atadas, pois não podemos fazer muito. Boicotar a loja denunciada, mas não temos  garantia  sobre as condições de trabalho da mão de obra utilizada em outras lojas.  Cabe  esperar dos órgão competentes uma maior fiscalização. E que as empresas parem com essa exploração desumana.
fotos;reprodução



0 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Woman Chic © 2012 por Glamourando